Para enviar e-mails em PHP, você pode utilizar a função mail()
, que permite enviar mensagens de e-mail para um ou vários destinatários. Veja um exemplo de como utilizar a função mail()
:
$para = "[email protected]";
$assunto = "Assunto do e-mail";
$mensagem = "Conteúdo da mensagem";
$cabecalhos = "From: [email protected]\r\n" .
"Reply-To: [email protected]\r\n" .
"X-Mailer: PHP/" . phpversion();
if (mail($para, $assunto, $mensagem, $cabecalhos)) {
echo "E-mail enviado com sucesso!";
} else {
echo "Erro ao enviar o e-mail.";
}
Neste exemplo, a função mail()
é utilizada para enviar um e-mail com o assunto “Assunto do e-mail” e o conteúdo “Conteúdo da mensagem” para o endereço de e-mail [email protected]
. Os cabeçalhos do e-mail são definidos na variável $cabecalhos
, que contém informações como o remetente e o programa utilizado para enviar o e-mail.
O Que é A Função mail()
A função mail() do PHP é utilizada para enviar e-mails a partir de um script PHP. Ela permite que você envie e-mails com ou sem anexos, com formatação HTML ou apenas texto simples.
A função mail() recebe pelo menos três parâmetros: o endereço de e-mail do destinatário, o assunto do e-mail e o conteúdo da mensagem. Por exemplo:
mail('[email protected]', 'Assunto do E-mail', 'Conteúdo da mensagem');
É possível também adicionar cabeçalhos extras ao e-mail, como remetente, cópia oculta, entre outros, utilizando um quarto parâmetro na função mail().
O uso correto da função mail() pode ter impacto na otimização para motores de busca (SEO), já que a comunicação por e-mail pode ser considerada uma boa prática de marketing e comunicação com os usuários. No entanto, é importante tomar cuidado para não enviar e-mails indesejados ou em massa sem o consentimento dos usuários, o que pode prejudicar sua reputação online e até mesmo gerar penalizações por spam.